Brainstorm9

Arquitetura de Marca

Em 2011, ano que o Brainstorm9 completou nove anos, desenvolvemos o novo projeto do logo para celebrar e ratificar este acontecimento. Desde o início a idéia não era alterar drasticamente o trabalho anterior, mas encontrar uma evolução elegante, clara e objetiva, de acordo com o momento da empresa.

Uma releitura no ícone.

O último trabalho (desenvolvido um designer em 2009) cumpriu seu papel acrescentando na marca e fazendo com que o “nove” deixasse de lado o caráter numérico e literal, passando a ser reconhecido como elemento icônico e proprietário. Dentro de um sistema (pré-determinado pela base completa da nova construção) desenvolvemos o novo alinhamento e estruturação para este símbolo, corrigindo as inconsistências de volume e forma e aumentando ainda mais sua presença (mesmo com a redução de massa na construção final do projeto).

Correção e adequação apropriadas de volume

Correção e adequação apropriadas de volume

A nova tipografia.

Todo o projeto foi alicerçado em Franklin Gothic, uma tipografia com história: que já foi – e ainda é – usada pelos principais veículos e canais de notícias. Mesmo possuindo mais de 100 anos de vida, mantém sua personalidade, jovialidade e equilíbrio entre o moderno e o elegante.

exemplos

Kerning e construção.

O “Brainstorm9” foi inteiramente baseado no módulo 2, com 2 níveis auxiliares para sub-módulos. O novo kerning suporta reduções drásticas, sem comprometer sua leitura.

K: negativo / K: positivo.

K: negativo / K: positivo.

Margem de defesa, 1/2 módulo.

Margem de defesa, 1/2 módulo.

Construção na Grid

Construção na Grid

A simplificação.

O símbolo nove (que era acidentalmente usado e reconhecido como marca, por meio de thumbnail de Twitter, Facebook, Apps, etc) recebe o prévio acréscimo de um “B”, e assume oficialmente o papel de logo. Surge assim uma simplificação do Brainstorm9, fazendo com que B9 se torne a principal marca da empresa. Mais simples, mais didática e mais óbvia para o público em geral.



Atuação.

Branding. Conheça a segunda etapa do projeto aqui.

Vamos conversar.

Que tal um café para nos contar mais sobre seus projetos? Você nos encontra no Facebook, Twitter, email ou telefone: +55 11 3078 6595.

Conheça outros projetos