A capa da Revista Modus

por Claudia Capuzzo

A revista Modus faz parte do Royal Institution of Chartered Surveyors do Reino Unido. Focada no leitor B2B, tem uma tiragem anual de 95.000 exemplares. Neste vídeo vemos Phoebe De Corte e Lee Skinner desenvolvendo a capa da próxima edição. Coisa mais linda.

Casa de ferreiro, espeto de pau.

por Claudia Capuzzo

Simplicidade é a chave do dia a dia por aqui. Simplificar projetos, pedidos, criações e no final do ano decidimos aplicar isso ao site da Colosseo – que já era simples, e foi condensado ainda mais. Afinal, quanto mais objetivo, melhor.

Mas uma ponta que não foi resolvida, sem dúvida, era a versão mobile. Acho engraçado quando ouço as pessoas comentando que “hoje em dia é importante ter uma versão mobile”. Engraçado porque, na minha visão, não é importante: é fundamental.

Também é fundamental entender que uma versão mobile não significa traduzir sua página INTEIRA para o celular. Mas sim entender quais são as informações fundamentais; e o que seu cliente provavelmente estará procurando via mobile, para disponibilizar lá.

O fato é que conseguimos arrumar 2 horinhas de alívio por aqui, e fizemos essa lição de casa. Acabamos de enviar nosso site mobile para produção, e vocês poderão acessá-lo dentro de uma semana. 🙂

Um lindo trabalho da Tomat Design

por Claudia Capuzzo

Parte do nosso trabalho consiste em pesquisar escritórios pelo mundo, no sentido de tentar entender como outros povos e culturas se relacionam e se comunicam na linguagem estética. Afinal, o valor das formas, cores, tipos e imagens é cultural: o que significa “A” no Brasil, pode significar “Z” na Ásia.

E um escritório que admiramos muito é a Tomat Design (eles estão em Moscou, Rússia).

Entre os projetos mais bacanas, está essa embalagem para uma edição limitada (e personalizada) de uma cerveja produzida especialmente para um evento. E como o principal convidado (chamado Jean Claude) era um apaixonado por iatismo, os designers da Tomat consideraram isso na hora de desenvolver o logo, pack e todo o desdobramento. Simples e incrível.

Matéria na Experience Magazine

por Claudia Capuzzo

No fim do ano passado produzi uma matéria para o B9 Talk (projeto de vídeos com conteúdo para o B9). Essa matéria se tornou vídeo (abaixo), assim como um texto no blog (leia aqui). Mas a verdade é que o principal objetivo era desenvolver uma matéria com conteúdo exclusivo (que não foi divulgado nem no B9, nem no B9 Talk) para a revista Experience Magazine.

Recebi ela no começo do ano aqui no escritório, e confesso que a satisfação de ter feito parte dessa edição foi enorme. Tenho essa sinergia com o impresso, o toque do papel: minha opinião é de que tudo o que está nele, fica mais bonito.

Aproveitarei também para compartilhar o texto publicado:

Num verdadeiro diálogo entre a exploração e a estética, a Oficina Tipográfica São Paulo é responsável por uma experiência singular, que excede qualquer entendimento literário. O espaço, formado por Marcos Mello, Cláudio Rocha e Cláudio Ferlauto (que hoje não faz mais parte), proporciona uma profunda analise criativa e inteligente, fazendo com que as letras (conhecidas também por tipos móveis) abandonem seu caráter literário e assumam um propósito de forma. E ao enxergarmos o contexto além de frases, palavras e caracteres, nossa leitura é convertida em percepção, fazendo com que o termo se torne gravura.

Esse retorno a tipografia clássica (arte e processo de criação e composição de textos cuidadosamente estruturados) oferece um cenário de investigação e garimpo, que ao longo das duas últimas décadas reuniu um acervo fantástico, composto por letras de chumbo, raridades de madeira e prodígios tecnologicos como a Heidelberd, Minerva e (uma das maiores revoluções na comunicação, a famosa) Lynotype – máquina alemã que funde em blocos de metal linhas compostas por uma espécie de máquina de escrever.

Isto, somado ao método não-ortodoxo de se pensar tipografia (que privilegia a criatividade a construir ou desorganizar idéias em fragmentos gráficos num sistema estrutural e ascendente as tecnologias atuais) faz da OTSP um lugar único no país. A idéia não é incitar o conflito entre a simplicidade do computador pessoal (que oferece a qualquer um a elaboração e formatação de textos ao clique do mouse), mas sim a percepção de que o raciocínio dos instrumentos atuais são baseados nos métodos antes empregados no passado: e devem caminhar juntos.

A composição manual de tipos móveis exige um pensamento profundo, que esteja correto no sentido de estrutura física, respeitando não só cada letra, mas principalmente o espaço ao redor delas. E talvez essa seja a maior beleza nisso tudo: a composição da forma tipográfica é tão importante quanto a composição do vazio entre os caracteres.

Essa conexão entre o velho e o novo dá vazão a linguagem e redefine a qualidade do visualmente correto: provando que não deve haver distanciamento entre os dois universos. Pois a habilidade com tipografia surge a partir do momento em que sabemos manusear, distinguir, compor, observar e buscar o estreitamento com o assunto.

A importância do que é belo está implícita na era do tipo móvel. E justamente por tudo isso fica claro que o mais importante não está em preservar equipamentos, mas sim o conhecimento.

Um ano de mudanças

por Claudia Capuzzo

Nós não temos reclamações sobre 2012. Foi um ano fantástico. Tanto na vida pessoal de todos por aqui, como na profissional. A Colosseo cresceu, se estabilizou, realizou projetos fantásticos, conquistamos clientes incríveis e tudo ocorreu de forma ordenada, bem executada e satisfatória para todos. Conseguimos também manter nossa meta, de não virar nenhuma noite, não trabalhar em nenhum final de semana e nem participar de concorrências predatórias. O que nos deixa ainda mais contentes.

E talvez por conta desse ano tão bacana, resolvemos nos preparar para 2013 com uma série de mudanças: começando pelo escritório. O que tornou o fim do ano um pouco corrido, mas realmente muito agradável.

E é assim que entramos nesse 2013. Afim de tirar do papel ainda mais idéias e maluquices que nascem aqui dentro. Um ótimo novo ano para todos. E muito sucesso!

Natal na casa dos Eames

por Claudia Capuzzo

Não sou um cara religioso e nem um apaixonado por Natal. Mas acho importante essa clima de contenção de idéias e energia para relaxar e recarregar as baterias. Curiosamente, o que essa época mais me lembra é uma famosa foto feita pelo Charles Eames em sua casa.

Ou a foto colocada lá em cima, com o detalhe sutil (mas genial) que faz um link direto com a famosa “Wire”. Detalhe esse que a mulher dele resolveu colocar em cima da hora durante a produção fotográfica das cadeiras.

Feliz Natal.

Panetones para todos

por Claudia Capuzzo

Realmente 2012 foi um ano muito especial para todos nós. E o escritório só tem a agradecer aos clientes, fornecedores e parceiros por uma sequência de projetos entregados com êxito e mantendo o critério de qualidade lá em cima.
Por isso, hoje foi dia de espalhar panetones por aí!

Outro dia comprei um livro sobre filosofia (hiper mastigada, para que leigos como eu possam aprender um pouco mais), e hoje, ao acordar e refletir sobre tudo isso, uma das frases saltou na minha cabeça:

A alegria que temos pensando e aprendendo nos faz pensar e aprender ainda mais.

Aristóteles

Certamente esse é o nosso momento: onde temos aprendido cada dia mais, e nos divertido muito com isso. Inclusive já chegando ao cúmulo de pedir desculpas aos parceiros e amigos por pentelharmos eles tanto!

Brincadeiras à parte, um ótimo fim de ano para todos. 🙂